contador de acessos

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O que é o Origami...

Origami (do japonês:  oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel criando representações de determinados seres ou objetos , com as dobras geométricas de uma peça de papel , seja ela de que formato esteja , sem cortá-la ou colá-la.



O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos ou mesmo simples . Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel ou mesmo usando a mão como "objeto" de corte . Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1897), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (retangular ou circular ).

História


Conforme foram desenvolvendo métodos mais simples de criar papel, esse material foi tornando-se menos caro e o Origami foi ficando cada vez mais uma arte popular. Ainda assim as pessoas menos abastadas se esforçavam em não desperdiçar; guardavam sempre todas as pequenas réstias de papel  e usavam-nas sempre.

Durante séculos não existiram instruções para criar os modelos origami pois eram transmitidas verbalmente de geração em geração , passando assim a tornar-se parte da herança cultural dos japoneses. O Origami tornou-se uma forma de arte muito popular, conforme indica uma impressão em madeira de 1819 intitulada "Um mágico transforma folhas em pássaros", que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel.
Em 1845 foi publicado outro livro (Kan no mado) que incluía uma coleção de aproximadamente 150 modelos Origami , este livro introduzia o modelo do sapo, muito conhecido hoje em dia. Com esta publicação, o Origami espalha-se como atividade recreativa no Japão.
Não seriam apenas os Japoneses a dobrar o papel, mas também os Mouros, no Norte de África, que trouxeram a dobradura de papel para Espanha na sequência da invasão árabe no século VIII. Os mouros usavam a dobragem de papel para criar figuras geométricas, uma vez que a religião proibia-os de criar formas de animais . Assim , com o avanço para as Américas durante as grandes navegações ,  a Espanha trás consigo mais essa arte para o novo mundo. 

A divisão do Origami


A divisão entre a antiga dobragem do papel , ainda no Japão ,  e a nova forma  surgi em 1950 quando o trabalho de Akira Yoshizawa se tornou conhecido e criou-se a idéia da dobragem criativa (Sasaku Origami) e inventou-se todo um conjunto de métodos que nada deviam ao origami do passado, passando a permitir feitio em dobraduras de uma  série de animais e pássaros. Porém, ainda precisava de duas partes de papel para conseguir animais de quatro patas, o que só viria a ser ultrapassado com a invenção das Bases Blintzed em meados da década de 1950 por outros entusiastas do origami , particularmente o norte-americano , até essa data apenas era possível dobrar animais muito primitivos, incluindo o tradicional porco..

( texto base : wikipédia )


Nenhum comentário: